Avaliação de Imoveis

Imóvel

A avaliação de imóveis (ou avaliação imobiliária) é uma tarefa que requer seriedade e competência e é fundamental na determinação do valor de um imóvel. Por isso deve ser garantida por um profissional competente, com conhecimentos técnicos e específicos, que garantam a fidedignidade da avaliação.

Ela deve ser feita de acordo com as normas da ABNT (NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3 e 14.653-4) e por profissionais credenciados (avaliador de imóveis) ao CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários), tendo como órgão regulamentador o COFECI em sua resolução 1.066/07.

Como produto da avaliação de imóveis, o perito avaliador de imóveis emite o PTAM (parecer técnico de avaliação mercadológica) ou laudo pericial.

O laudo de avaliação serve aos seguintes propósitos:

- Garantias bancárias;

- Determinação dos valores para seguros (contratação de seguro patrimonial);

- Reavaliação do ativo imobilizado (atualização patrimonial );

- Planejamento tributário;

- Reestruturação societária;

- Fusão e cisão de empresas;

- Determinação de valor locativo de imóveis (ações renovatórias e revisionais de aluguel );

- Valores para fins gerenciais, através do fornecimento dos valores de reposição e de novo;

- Análise de carteira de portfólios imobiliários;

-Determinação de saldos de vida útil, fornecendo novos saldos de vida remanescentes;

- Determinação de valores de liquidação (forçada e ordenada);

- Absorção de prejuízos acumulados.

- determinação de valor de compra e venda

- regularização imobiliária

- disputas judiciais

- atualização patrimonial

- inventários e partilhas

- desapropriação de imóveis
- assistência técnica a advogados em perícias judiciais e extrajudiciais

- acompanhamento de perícia

- ações expropriatórias para fins de desapropriação e indenizações

Conte com a experiência e competência da equipe da Ideal Negócios Imobiliários para fazer a avaliação de seu imóvel.

A Ideal Negócios Imobiliários faz a avaliação de imóveis em todo o Brasil.

Solicite um orçamento sem compromisso!

Mas quais são as vantagens da avaliação de imóveis?

1) Em primeiro lugar, para saber quanto exatamente vale o imóvel em questão. Nem todo proprietário ou comprador em potencial tem essa importância em mente. Em uma negociação de compra ou venda, por exemplo, muitos interesses estão envolvidos, principalmente de caráter pecuniário. Logo, a figura de um avaliador de imóveis se faz necessária para que a valoração do bem seja feita de maneira justa para todas as partes envolvidas.

2) Outra vantagem importante é a segurança patrimonial. O dono de um imóvel, por exemplo, pode não estar interessado em vender a sua propriedade, mas isso não o isenta da responsabilidade de saber qual é o valor do seu bem. Se, no futuro, esse mesmo proprietário mudar de ideia em relação à venda, ou mesmo se quiser utilizar o seu imóvel em qualquer outro tipo de transação, é fundamental que uma avaliação seja feita, com o intuito de evitar possíveis transtornos. Mas, atenção: os valores de mercado mudam constantemente, portanto, é importante manter as informações atualizadas.

3) Mais um aspecto que não deve estar em segundo plano: o atendimento à legislação e às normas internacionais. No Brasil, existem leis federais que dispõem sobre a divulgação de demonstrações financeiras e, claro, sobre a legislação tributária. Para evitar problemas com a Justiça e com os órgãos de fiscalização tributária, a avaliação de imóveis mais uma vez é fator de suma importância.

4) Mesmo quando não há nenhuma intenção de compra ou venda, a avaliação de imóveis também é necessária, como no caso da utilização do patrimônio como garantia na tomada de recursos. Ao negociar com instituições financeiras, por exemplo, toda a documentação e os laudos que comprovam os valores dos bens em questão devem ser apresentados e sua obtenção só é possível através da avaliação de imóveis realizada por um profissional credenciado.

5) A contratação de seguros baseados em valores reais também depende da avaliação de imóveis. Os laudos emitidos durante o processo servirão, entre outros aspectos, para o cálculo dos valores a serem pagos. Dessa forma, o contratante pode negociar com mais clareza, certo de que nenhuma cláusula será desrespeitada ou baseada em informações imprecisas.